Novidades

Conteúdo sobre o mercado, cuidados e orientações.

Início de ano é momento de falarmos sobre IPVA, DPVAT e CRLV

Início de ano é momento de falarmos sobre IPVA, DPVAT e CRLV

O primeiro mês do ano é marcante por vários motivos na vida dos brasileiros. Janeiro é momento de celebrar um novo ciclo, de aproveitar o período de calor para uma viagem em família, ou mesmo de se preparar para os meses que virão.


Ao menos para os gaúchos, o primeiro mês do ano é marcado também por uma espécie de corrida para deixar o veículo em dia junto ao Governo Estadual. É neste período que se presta muita atenção para o IPVA, Licenciamento, DPVAT e outras taxas e impostos que refletem na utilização de automóveis e demais meios de transporte.


Por conta disto, é fundamental se preparar, principalmente de forma financeira, para tal momento. Afinal, tratam-se de impostos cujo valor varia de acordo com o ano e modelo do seu veículo.


  • Documentação do seu carro em dia


A principal confusão neste momento de pagamento de tributos está na identificação do que é Licenciamento, IPVA, DPVAT e, principalmente, do que é de pagamento obrigatório.


Licenciamento do veículo:

Trata-se da autorização por parte do Governo do Estado de que o seu veículo está livre para trafegar em estradas e ruas de todo o país. É um documento obrigatório, também conhecido como CRLV, que deve ser apresentado à autoridade de trânsito quando exigido, assim como a CNH.


Vale destacar que, desde 2020, o documento não é mais emitido em papel-moeda por parte do DetranRS. Fazem parte do licenciamento o IPVA, o seguro DPVAT e possíveis multas vencidas.


IPVA:

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é o tributo anual cobrado sobre a propriedade do veículo, acompanhando o valor venal deste, geralmente calculado sobre a tabela FIPE. Resumidamente, é o valor que o motorista paga ao Estado para poder possuir um veículo. Pode ser pago em cota única ou parcelado.


DPVAT:

É o seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, que ampara as vítimas de acidentes, não importando o culpado do acidente. O seguro DPVAT é pago anualmente, junto com o IPVA. Em 2021, o pagamento deste seguro iniciou como obrigatório, mas depois teve sua cobrança suspensa pelo Governo Federal.


O CDV Sinos está do lado de motoristas em todas as situações, desde auxiliando na orientação acerta de documentos e procedimentos necessários sobre o seu veículo, como dispondo de peças usadas originais para consertos e manutenções. Somos um CDV credenciado ao DetranRS. Confira nossos produtos e consulte disponibilidade!